terça-feira, 25 de dezembro de 2012

LEITOA ASSADA!!! TRADIÇÃO DA MINHA FAMÍLIA NO NATAL!!!

Olá amigos e amigas que me acompanharam por todo o ano!!!
O Natal chegou!!!
E com ele a tradição da minha família de assar uma leitoa!!!
Posso dizer que esta tradição é a especialidade culinária do meu Pai, que começa desde a escolha da leitoinha ainda viva e todo o preparo!!!
Então, como um Presente de Natal, compartilho com todos vocês uma das tradições da minha Família!!!

LEITOA ASSADA!!!

Breve introdução:

Todo ano, no início de Dezembro, muitas vezes até antes disso, meu pai faz contato com um Sr. que cria porcos da forma mais tradicional e orgânica possível.
Meu pai compra uma leitoa, que será dividida em duas partes, sendo a primeira assada no Natal e a segunda no Ano Novo.
Na data determinada meu pai vai até a propriedade deste Sr. e acompanha o abate e a limpeza da leitoinha, trazendo-a para casa já limpa e cortada ao meio, pronta para ser preparada.
Aos que tiverem torcido o nariz para a parte em que acompanha-se o abate; ué; na roça é assim; você vê a galinha que vai ser morta para virar o almoço quando ela ainda esta viva, saltitante, lépida e fagueira... Não há nenhuma maldade nisso; apenas o ciclo da vida cumprindo seu papel...
Ou você acha que o Perú; o Chester, Tender Bolinha (esso último é comida de viado) ou sei lá o que você comeu nessa ceia não estava vivo também???!!!
Bom; introdução feita e frescuras esclarecidas vamos a receita!!

Foi utilizado:

1/2 leitoa (a leitoa inteira tinha aproximadamente 22kg);
suco de 14 limões;
molho de pimenta caseiro;
cerca de 06 cabeças de alho;
Cebola e cheiro-verde batidos.
sal.

Foi feito assim:

O tempero deverá ser feito no dia anterior ao dia em que ela será assada e consumida.
Portanto, preparamos o tempero e temperamos a carne na tarde do dia 24/12 e ela foi assada hoje; dia 25/12 para o almoço do Natal!!!
Todos os itens deste tempero são batidos no liquidificador, criando-se um saboroso tempero que dará um toque muito bom a receita.
 No Liquidificador colocamos os dentes de alho; sal;
 O suco dos 14 limões;
 A cebola já multiprocessada com cheiro verde;
 O molho de pimenta da mamãe;
Tudo batido; o tempero está pronto!
O molho de pimenta utilizado é uma receita própria da minha mãe e será tema de um post em 2013!
Para facilitar o trabalho utilizamos uma bacia de aço inox que é reservada apenas para esta finalidade!
O primeiro passo é, com uma faca pequena, abrir diversos orifícios na leitoa. 


São cavidades na carne onde parte do tempero será carinhosamente acondicionado.
Olha a criança ai:
 Abrindo os orifícios que fizemos e colocando tempero neles;
 Massageando a carne com o tempero;
 Hummm; isso vai ficar tão bom!!!
 Muito tempero e os buracos bem cheios!!!
  O tempero deverá passar por toda a superfície e, após ser massageado sobre a carne, a leitoa deverá ser colocada em um saco plástico grosso, com todo o caldo do tempero.
 Colocando no saco plástico;
 Colocando o restinho de tempero;
 No saco; com pouco ar, pronta para dormir marinando!!!
Deve-se retirar o máximo possível de ar deste saco e fechá-lo bem.
A leitoa irá então ficar marinando neste tempero do dia anterior até a manhãzinha do dia seguinte na geladeira. Esse descanso permitirá que o tempero transfira todo seu sabor para a carne!
Depois de dormir marinando, chegamos ao dia do assado.
Logo cedo ela é colocada em uma assadeira grande, coberta de papel alumínio e irá para o forno cozinhar durante cerca de 03 horas em 220 graus.
É importante que essa cobertura de papel alumínio fique bem fechada pois funcionará como uma panela de pressão cozinhando a carne.
 Muito cuidado ao abrir o papel alumínio para não se queimar com o ar quente que esta lá dentro!!!
 Para que o papel alumínio não grude na leitoa meu pai desenvolveu pequenos suportes de arame que mantem o papel alumínio longe do precioso courinho da leitoa.
PS - Saleiro de vaquinha não incluso!!! ohaohaoha Minha mãe tem esse saleiro desde que eu era pequenininho...
Retirado o papel alumínio, deve-se escorrer o excesso de liquido do fundo da assadeira e voltar ao forno para dourar a belezura!
Este novo processo deverá durar aproximadamente cerca de 02 horas, para que a leitoa fique bem corada e o couro assado e macio.
 Ficou pronta!!!
 A carne está assada, porém suculenta com o couro macio e corado!!!
Acredite; depois de provar esse courinho macio você nunca mais vai achar que o couro pururuca é a melhor opção...
 Uma vez pronta, meu pai entra em cena novamente e, munido de uma faca de desossa e uma espatula daquelas de cortar bolo, ele fatia a carne, retira-a dos ossos e as coloca uma uma bandeja, ou assadeira para ir para a mesa.
 Fatiando e retirando cada fatia sem os ossos...
Este cuidado permite que o pedaço escolhido não tenha ossos, para ficar limpando ou ocupando lugar na mesa.
 Um a um os pedaços vão mudando de endereço deixando os ossos para atrás...
 Eita trabalho gostoso!!!
 Hummm...
 Ao final do processo, temos a assadeira apenas com os ossos... (exceto três ossos grandes, das pernas,  que já estavam sendo saboreados pelos nossos três cachorros!!!)
 E a com os pedaços pronta para ir para a mesa!!!
Essa é uma tradição da minha família, aguardada durante todo o ano, o que deixa este prato muito mais saboroso!!!
Espero que tenham gostado deste presente!!!
Com todos os meus votos de um Maravilhoso Natal; BOM APETITE!!!

PS- No Dia de Ano tem a outra metade!!! HO-HO-HO!!!

42 comentários:

  1. OLHA CONFESSO QUE JA FAZIA MINHA LEITOA PARECIDA COM ESTA MAS FUI PROCURAR UMA RECEITA DIFERENTE , MAS QDO ACESSEI SUA PAGINA E VI ESSA POSTAGEM parei por AQUI MESMO MUITO BOM NUNCA TINHA VISTO UMA RECEITA SER APRESENTADA TÃO BEM ASSIM FOTOS MUITO BOAS,MELHOR QUE VIDEO NÃO FALTOU UM SÓ DETALHE, VOU CONTINUAR FAZENDO ASSIM VOCE É ESPECIAL PARA EXPLICAR RECEITAS , CONTINUE, VALEU .

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito tbm!!!...tudo bem explicadinho nos detalhes e o melhor com fotos!!!!!!! Adorei pois estava a procura passo a passo pra eu fazer minha leitoa.....Muito bom!!!! Agora ficou fácil para eu fazer a minha!! Abraçosss

    ResponderExcluir
  3. A outra metade que fica pro ano novo eu posso congelar? Amei sua receita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode congelar sim, porém nunca temperada!!!
      Aliás, fica a dica; nenhuma carne já temperada poe ser congelada!!!
      Para ser congelada a carne deve estar crua e, para ela não escurecer, ao colocar no saquinho, antes de ir para o freezer coloque um fiozinho de óleo e mexa bem! O óleo não deixa a carne escurecer!!! FELIZ NATAL E CONTINUE CONOSCO EM 2014!!!!

      Excluir
  4. Na hora de assar eu tenho que colocar água na assadeira ???? Se sim qual a quantidade ???? Grata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cinthya, não precisa por água não!!! Pode colocá-la direto na assadeira sobre um fio de óleo e com o couro para cima, coberta com pape alumínio. Quando tirar o papel alumínio terá água no fundo da assadeira, ai você pode escorrer esse caldo e voltá-la ao forno para corar, sem o papel alumínio e sempre com o courinho para cima!!!! FELIZ NATAL E CONTINUE CONOSCO EM 2014!!!!

      Excluir
  5. nossa adorei o passo a passo dessa receita. Confesso que estava perdida em como fazer a minha leitoa, agora com certeza vou conseguir pela primeira vez preparar um leitoa para o ano Novo . Obrigada.
    Silvana Goes mãe da Iris 29/12/13

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Iris!!!
      Compartilhe com a gente como ficou sua leitoa!!!!
      Feliz Ano Novo!!!

      Excluir
  6. Que delicia parabens muito bom mesmo adorei esta receita.....

    ResponderExcluir
  7. Nossa adorei sua receita nunca tinha lido algo tão bom ( bem explicado ) como a sua receita!valeu

    ResponderExcluir
  8. Comprei uma leitoa temperada,mas como ela e muito grande,posso cortar no meio e lavar e colocar o oléo para conservar igula vc ensinou?

    ResponderExcluir
  9. Amei, sou mineira, a receita limpa fácil de entender, parabéns. Já vou colocar a minha no tempero e seguir a sua receita, Feliz Natal. Bj. Marta

    ResponderExcluir
  10. Excelente a dica do suporte de arame , alias de toda receita.
    Fiz os suportes e estou repassando aos meus amigos .
    Tenham um Natal feliz com a renovação na Fé em Deus.
    abraços : Bertinho de Jundiaí.

    ResponderExcluir
  11. Excelente a dica do suporte de arame , alias de toda receita.
    Fiz os suportes e estou repassando aos meus amigos .
    Tenham um Natal feliz com a renovação na Fé em Deus.
    abraços : Bertinho de Jundiaí.

    ResponderExcluir
  12. Qual a quantidade de sal que vc usa
    Vou tentar fazer.parabens pela receita

    ResponderExcluir
  13. AMEI A RECEITA VOU FAZER MAS UMA DUVIDA QUANTO USO DE SAL PARA UMA LEITOA INTEIRA OBRIGADA FELIZ 2016 CM MUITA PAZ SUCESSO BEIJOS RESPONDER

    ResponderExcluir
  14. Fiz neste Natal 1/4 de leitoa baseado na sua receita. Gostei muito, facil graças a este didatico passo a passo. Somente preferi aliviar no limao (para nao perder o delicioso gosto da carne) e marinei por 1hora somente. Ficou super! Obrigado! Claudio.

    ResponderExcluir
  15. Fiz esta receita em um pernil,ficou muito bom tds adoraram,quanto a quantidade de sal no pernil usei 2 colheres mas precisei regular o sal depois que ficou faltando,numa 1/2 leitoa com aproximadamente 6 kg acho que 4 colheres são suficientes.

    ResponderExcluir
  16. Fiz esta receita em um pernil,ficou muito bom tds adoraram,quanto a quantidade de sal no pernil usei 2 colheres mas precisei regular o sal depois que ficou faltando,numa 1/2 leitoa com aproximadamente 6 kg acho que 4 colheres são suficientes.

    ResponderExcluir
  17. Nossa, adorei. Parabéns, receita maravilhosa. As dicas de marinada foram excelentes. Abraços, nota 10, sua receita.

    ResponderExcluir
  18. Nossa, adorei. Parabéns, receita maravilhosa. As dicas de marinada foram excelentes. Abraços, nota 10, sua receita.

    ResponderExcluir
  19. Receita muito bem elaborada. Sobre as perguntas relativa a quantidade de sal, minha opinião é que deve ser usado cerca de 22 gramas por quilo de carne, seja suino, bovino ou frango. Gosto muito de fazer produtos defumados, mas essa receita vou fazer.

    ResponderExcluir
  20. Uau adorei não tem como não preparar receita ótima
    ""

    ResponderExcluir
  21. Gerado, Juiz de fora-mg.
    Você tem uma dica para assar uma leitoa inteira de 8 kgs em um forno doméstico de um fogão de seis bocas? Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Geraldo,
      Acredito que colocando em forno médio, coberta com papel alumínio umas 4 horas de forno seja mais do que suficiente.
      Asse com a pele para cima e cheque depois de 2 horas e depois a cada 40 minutos.
      Quando a carne estiver cozida tire o papel aluminio para o courinho dourar.
      Se desejar um courinho bemmm crocante, quando estiver quase pronta, aqueça oleo e uma panelinha e quando ele estiver bem quente regue sobre o couro. ele irá pururucar na hora!!!! Tem que ser óleo bem quente!!!
      Abraços e Feliz 2017!!!!

      Excluir
  22. Olá mas acrescenta água no tempero ou não é vinagre pode por também

    ResponderExcluir
  23. Pode colocar vinagre tmbm ?
    E água também é colocado nessa receita o não precisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edvaldo,
      Não precisa por nem água nem vinagre..... Somente o limão..... (Vinagre deixa carne dura.. procure evitar!!!)
      Abraços e Feliz 2017!!!!!!!!!!!

      Excluir
  24. Boa noite. Gostaria que você publicasse a receita do molho de pimenta. Estou fazendo para amanhã e com dúvidas desse molho. obrigada pelas dicas maravilhosas.

    ResponderExcluir
  25. Olá! Este já é o terceiro ano que faço esta receita. Depois que descobri, todo ano volto pra fazer deste jeito. Realmente fica muito boa. E o courinho é o melhor. Não fica rijo depois como quando faz a pururuca.

    ResponderExcluir
  26. será que entendi? a leitoa é mais ou menos 1hr de papel aluminio e depois mais 2 horas sem. isso? vou fazer amanha meia leitoa parecida com a sua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Raquela... São duas horas com papel aluminio selada para cozinhar e depois uma hora sem o aluminio para ficar bem douradinha... Ótimo almoço!!!!!

      Excluir
    2. Bom Dia Faustão.!! Muito obrigado pela sua receita ,fiquei encantada com o jeito de ensinar passo a passo,mas, ficou uma dúvida: A quantidade de cebola e cheiro verde é a gosto?porque fiz este tempero e coloquei duas cebolas médias e um maço de cheiro verde e uma pimenta dedo de moça e ficou verde o tempero e meio azedo e meio ardido, por causa do limão e o alho Ao meu gosto ficou bom .obrigado.

      Excluir
  27. Bom dia ! Eu tenho uma receita de molho de pimenta para quem quiser fazer: Receita:7 pimenta vermelha que pode ser duas sem sementes e as cinco com semente,um copo de azeite ou óleo comum mesmo,04 dentes de alho grande ou seis ou mais se pequeno,02 cebolas grandes ou médias,02 saquinho de sazon a seu gosto,um litro de vinagre branco ou de limão,uma lata de pomarola ou sachê de molho a seu gosto.Modo de fazer:Bater tudo no liquidificador.Fica uma delícia para acompanhar comidas,salgados fritos,ou churrascos.Coloca-se em vidros com tampa e geladeira.Um feliz natal a todos e um 2018 recheado de muita esperança e muito AMOR.

    ResponderExcluir
  28. Que receita maravilhosa meus parabéns agora só vou fazer leito com este tempero obrigada por compartilhar Faustão que capricho feliz natal em família 👏👏👏👏🙌😋😋😋😋

    ResponderExcluir
  29. Este será o quarto ano seguido que faço sua receita. Fica uma delícia. O courinho macio e sequinho. Parabéns!

    ResponderExcluir
  30. Ola Faustão, esse será o segundo ano que preparo minha leitoa com sua receita,nos anos anteriores sempre faltava algo no tempero,depois que me deparei com essa receita maravilhosa, é só elogios.
    Como diz aqui no interior de Minas:fica de lamber os beiços.
    A todos um 2018 com Deus no coração!

    ResponderExcluir
  31. já fazem 3 natais seguidos que faço essa receita. já virou tradição para os meus filhos no Natal. chegando em novembro já começam a cobrar a leitoa do pai. maravilhosa receita. parabéns. essa receita vai persistir na minha família e passará de geração

    ResponderExcluir