A cada dia que passa eu me apaixono mais pela carne de porco, pelos seus sabores, aromas e texturas, além de sua grande versatilidade!
Quero compartilhar com vocês agora um prato que preparei lá em casa no último dia 23/04/12 a noite.
Nós não estávamos a fim de jantar; queríamos apenas beliscar alguma coisa salgada e isso era a pedida perfeita para uma porção dessas de boteco!
Idéias na cabeça, uma cervejinha aberta e mãos a obra!
Esta receita foi generosamente batizada pela minha amada esposa de:
ISCAS
Você vai precisar de:
500 grs de carne
06 a 07 dentes grandes de alho amassado (para o tempero),
Sal (para o tempero),Suco de 01 limão grande (para o tempero),Óleo (para fritar),
02 cebolas grandes (bem grandes),
Molho Shoyu (para perfumar a receita e a cozinha),
Azeitonas verdes sem caroço,
Alho frito crocante (desses que a gente já compra pronto no mercado)
Você vai fazer assim:
Tempere os filézinhos com o alho amassado, sal e o suco de limão e reserve. Eu gosto de temperar sempre no dia anterior, pois assim a carne de porco pega o gosto do alho e do limão. Mas 01 horinha descansando na geladeira com o tempero já basta.
Aqueça uma panela grande com um fio de óleo no fundo. Quando o óleo estiver aquecido coloque os filés com o tempero (o alho amassado e o suco de limão que estavam marinando também) e tampe, sempre em fogo médio. Fique tranquilo que vai soltar água e é essa água que vai cozinhar a carne.
Enquanto os filés cozinham é hora de pegar as cebolas
Quando a água tiver secado é hora do show; aumente o fogo e, com um pegador ou garfo, pegue os filézinhos um a um e fatie-os em iscas numa tábua de carne, voltando as iscas para a panela, mantendo o fogo alto!
Mexa as iscas com uma colher de pau, assim elas não vão esfarelar na panela e coloque as pétalas de cebola. Tampe a panela para as pétalas de cebola murcharem um pouquinho. Não esqueça de continuar mexendo a cada 1 ou 2 minutos!
Quando a cor do fundo da panela tiver se soltado e passado para as iscas e as cebolas, é hora de colocar as azeitonas e um bom fio de shoyu para perfumar as iscas e a cozinha!
Depois do fio de shoyu dê uma boa mexida por 01 minuto e pode apagar o fogo.
Despeje as iscas num prato raso grande e polvilhe o alho frito crocante!
Hummm... Agora é só degustar!!! Bom apetite!!!
No final, o seu prato de ISCAS
Gostaria de experimentar, mas feito pelo próprio autor. Agora entendo porque ele gosta tanto de joelho de porco. Um abração.
ResponderExcluirMarcel Valim.